Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 016/2021

Proponente: Ver. Ike Koetz

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

   

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

 Senhor Presidente,

Senhores Vereadores (as),

O vereador que o presente subscreve, observadas as normas regimentais, apresenta o Projeto de Lei objetivando instituir nomenclatura de praça no bairro Ipê Amarelo, neste município. Este projeto vem através do pedido e da iniciativa dos moradores do Loteamento que protocolaram nesta Casa Legislativa ofício direcionado ao Gabinete do Vereador Rafael Ronsoni no ano passado, e o mesmo nos estrega hoje, solicitando a nomenclatura da praça situada no bairro, localizada entre a Rua Ipê Roxo, Rua dos Pinheiros, Rua do Cedro e Rua Flamboiant.

Cabe ressaltar que a sugestão de nomenclatura de rua foi direcionada pelos moradores residentes no local, onde mediante abaixo assinado comprovam o comum acordo de todas as partes. Abaixo segue breve histórico, onde leva uma justa homenagem à Vó Lacy Bertoja.

Lacy Bertoja

Nasceu em 13 de março de 1926, em Gramado, e esteve conosco em terra até 29 de setembro de 2020. Mãe de Sérgio, Fernando (in memória), Paulo, Renato, Marcelo (in memória) e Bárbara. Avó de 12 netos e 14 bisnetos. Trabalhou desde os 13 anos de idade no escritório do seu pai, com 15 anos fez curso de guarda-livros, quando iniciou na função administrativa de várias empresas. Em 1953 passou a se dedicar ao estudo da doutrina espírita e à formação do Centro Espírita de Gramado.

Em 1991 fundou a Sociedade Espírita Esperança e alavancou com determinação a entidade, saindo de uma garagem junto ao Hospital Santa Teresinha para sua sede própria no Lago Negro. Em 1997 constituiu o Núcleo de Estudos Ivan Albuquerque (nome dado em homenagem ao espírito de Ivan Santos de Albuquerque, que faleceu em um acidente de trem), na comunidade do Altos da Viação Férrea (antiga passagem do trem), na Várzea Grande. O terreno foi doado pela Prefeitura Municipal de Gramado, gestão Nelson Dinnebier. O Núcleo Ivan Albuquerque trabalha até hoje com a evangelização de crianças e no local foi criado o Departamento de Assistência Social, para dar continuidade ao trabalho que era realizado pela Vó e que até hoje é muito forte. Temos que citar o nome de Manoel Vieira de Paula, o Seu Neco, que em sua passagem por Gramado, e em terra, foi um alicerce para edificação dos trabalhos da Vó Lacy, principalmente na criação desse núcleo.

Em 23 de junho 1997 foi criada a Fundação Espírita Maria de Nazaré, hoje Lar de Idosos Maria de Nazaré (23/9/2010), denominada então instituição filantrópica. Em 2006 tudo começou a ser concretizado, quando o terreno foi doado por Walter Bertolucci (doou o terreno para o Lar de Idosos e a Sociedade Espírita). O Lar de Idosos foi inaugurado em 01 de outubro de 2011, um sonho realizado através do trabalho incansável de Vó Lacy, com a maciça participação de toda a comunidade. Ela tinha um caderno onde anotava tudo, cada alfinete doado, pois tinha preocupação em não se esquecer de ninguém que a ajudava. “É muito significativo que cada pessoa se sinta agradecida por sua doação, seja da forma que tenha sido.” Isso significava muito para ela.

As entidades, estando ela à frente, sempre estiveram além das paredes... Vó Lacy liderava movimentos beneficentes, datas comemorativas, oficinas de arte, orientação infantil e o bem mais precioso que legou a todos que com ela conviveram, o conforto, a oração, a palavra de otimismo, a esperança e, a determinação. Sua vida foi um exemplo de determinação, um grande legado deixado para nossa comunidade. Indagava-se: “Vó, tu não cansas de pedir?” Ao que ela respondia: “Não, porque não estou pedindo pra mim.”

No ano de 1991, com a presença de Divaldo Pereira Franco em Gramado, foi declarado que: “Neste lindo lugar (Parque Knorr), o ponto mais alto do Parque, se inicia a colônia de espíritos do Rio Grande do Sul, estendendo-se por todo Vale do Quilombo”. No ano de 2016, com 90 anos, passou a se dedicar pela defesa do Parque Knorr.

“Sou uma pessoa extremamente feliz e um dos motivos de minha felicidade é o amor, os cuidados e o apoio que tenho da minha família. Além das minhas atividades em prol da Sociedade Espírita Esperança e Lar de Idoso Maria de Nazaré, ocupo parte do meu tempo lendo, pois considero a leitura um importante aprendizado, e por isso procuro sempre incentivar os jovens a lerem e posteriormente aproveitarem todo o conhecimento adquirido em suas leituras. Apesar da minha idade, sempre procuro estar em contato com os jovens, busco compartilhar minhas experiências e conscientizá-los da importância de se tornarem pessoas de bem. É com imensa satisfação que faço isso pois, aos olhos de Deus, nosso próximo precisa de orientações de amor, de perseverança, de tranquilidade para o seu dia-a-dia”. Vó Lacy Bertoja

Pelo exposto, e pela necessidade, solicito o apoio dos Nobres Pares, para que no momento oportuno aprovem o presente projeto.

Gramado, 04 de outubro de 2021.

 

__________________

Ike Koetz

Vereador Progressista

Documento publicado digitalmente por VER. IKE KOETZ em 04/10/2021 às 12:01:36.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação cf29ebd2a8d3d010a1662d6633889580.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 25613.

HASH SHA256: bb23c619833841d35d76eee0f4a5b41430a64a2bf1900d57c330764842871086



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
LUIS HENRIQUE DE CASTRO KOETZ:02001862059 às 04/10/2021 12:02:23