Câmara de Vereadores de Gramado
Câmara de Vereadores de Gramado
Estado do Rio Grande do Sul

Projeto de Lei do Legislativo N.º 013/2022

Proponente: Ver. Professor Daniel

JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE LEI:

Senhor Presidente,                                                                                                                         

Senhores Vereadores (as),

            Serve a apresentação deste projeto de lei, para homenagear a Sra. Glorene Raquel Freitas dos Santos com o Certificado de Mulher Cidadã na área da “Educação” pelos trabalhos desempenhados na comunidade. Segue breve histórico da homenageada:

Glorene Raquel Freitas dos Santos, nasceu em 16/05/1972 na cidade de Porto Alegre, casada, mãe de 3 filhos e avó de 2 netos,  com formação em Magistério, Ensino Superior em Licenciatura Plena em História pela Universidade de Caxias do Sul – UCS Núcleo Canela. Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Escolar, pela Faculdade Barão de Mauá é Diretora há quase 10 anos na EMEI Algodão Doce e idealizadora do projeto “Aquarela”. Funcionária da Prefeitura Municipal de Gramado, contratada em fevereiro de 1998 e concursada a partir de maio 1999, no 1º concurso de Educadora Infantil de Gramado.

Ao longo da trajetória na Educação, lecionou nas escolas: EMEI  Caic, EMEF Senador Salgado Filho, EMEF Caic e EMEI Algodão Doce, sendo gestora nesta última. Dentre as atividades desenvolvidas no decorrer destes 24 anos de Educação, destacam-se: Projeto “Caminho das Missões”, no qual  se trabalhava durante o ano, conhecendo a história do lugar e no final  a visita era realizada nas ruínas de São Miguel. Além deste, outro destaque foi o Projeto Cultura Afro-Brasileira e Indígena, pois sempre promoveu trabalhos relacionados à conscientização, ao respeito e à diversidade. Foi desenvolvido junto com as alunas da escola um projeto de danças Afro e Indígena, grupo este que se apresentava percorrendo as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental do município de Gramado. Outro destaque foi o Projeto “Música e Dança”, no qual trabalhava no contraturno com alunos das oficinas do Programa “Mais Educação”,  de todas as idades, que iam no turno oposto para participarem das atividades. Esse projeto era baseado em músicas e ritmos dos anos 70, 80 e 90 e também da atualidade, sendo que os alunos desenvolviam passos de danças, ensaiavam ritmos e músicas que eram apresentados na “Literarte”, evento anual de talentos da escola Caic. O mesmo tirou muitas crianças das ruas do Bairro Moura, pois não tinham com quem ficar no turno oposto da escola e  era tão atrativo que foi preciso aumentar as tardes de ensaios, para poder proporcionar atendimento a todos.

No final de 2012 foi convidada pela Secretária de Educação para estar a frente da Direção da escola Algodão Doce, na qual permanece até hoje como diretora. Foi eleita pela comunidade por duas vezes, e pela terceira, como não podia concorrer, as famílias da escola e do bairro fizeram abaixo-assinado para sua permanência.

Nesse período de quase dez anos de gestão são inúmeras as ações realizadas, junto a equipe da escola. Inicialmente, a escola atendia 29 crianças, com um grupo de 9 profissionais. Algumas ações foram: transformação da secretaria da escola em uma nova sala de aula e possibilitando o atendimento para mais 20 crianças que aguardavam na fila de espera; manutenção da estrutura, sempre com o apoio das famílias e também uma importante reforma no de 2015, após reivindicações junto a Secretaria de Educação, uma vez que a escola estava instalada em um prédio próprio, com estrutura de residência, esgoto e elétrica precários. Na reforma, as salas de aula foram ampliadas, banheiros e cozinha reformulados e planejado um novo espaço para o refeitório. Assim, após a  conclusão da reforma,  a escola pode acolher mais de cem  alunos, com um total de 27 colaboradores, entre professores, monitores, estagiários e demais funcionários. Também foi constituído o Círculo de Pais e Mestres da Escola, regularizado em 2015, sendo que os componentes  foram eleitos através de votação pelos representantes da comunidade, pois até então a escola não tinha CPM.

Na sua gestão prioriza-se a parceria entre escola e comunidade, exemplo disso foram os eventos e promoções realizados durante a gestão com intuito de arrecadar fundos para melhorias da escola e adquirir bens para um bom desenvolvimento pedagógico e bem-estar das crianças.

Em 2019 foi convidada pela Secretária de Educação para desenvolver o projeto Aquarela, onde idealizou e projetou um ônibus itinerário que levaria além de alegria, entretenimento para as escolas da rede. A ideia era criar um espaço “mágico” que traria prazer ao aprender, que seja um lugar instigante, repleto de arte e imaginação. Este ônibus devido à Pandemia foi inaugurado e levado às escolas somente em 2021. O Aquarela é um  sucesso por onde passa, levando música, teatro, ludicidade, magia e principalmente muita diversão. O ônibus é muito esperado pelas crianças da rede, que tem um cronograma de passagem, conforme eventos e calendário escolar.

Durante o período de pandemia a direção esteve sempre na escola para atender a comunidade em geral e em parceria com as famílias realizar um trabalho de solidariedade, identificando as famílias com necessidades de alimentos, vestuário e material de higiene, arrecadando e entregando nas casas ou propondo a retirada das doações pelas famílias  na escola.

Desde que chegou em 2013 na EMEI Algodão Doce, dedicou integralmente atenção, amor e afeto às crianças, estabelecendo um vínculo de confiança com a comunidade escolar. A secretaria de Educação sempre  apoiando e   garantindo o que era preciso para que a escola se tornasse um exemplo para a comunidade. Desde então a escola vem progredindo, não só em estrutura, mas em vários aspectos. O mais importante para a  direção, além de todas as conquistas destes últimos anos é poder dizer que a escola é um espaço de harmonia, tranquilidade, um lugar aconchegante e acolhedor onde as famílias têm plena confiança em deixar seus filhos. A comunidade considera a gestão da escola transparente, democrática e tendo como meta o bem-estar das crianças aliado à realização de um ótimo trabalho pedagógico.

Por tamanha relevância não poderíamos deixar de prestar a presente homenagem a Sra. Glorene Raquel Freitas dos Santos.

                                                             Câmara Municipal de Gramado, 25 de Março de 2022.

      ___________________

      Professor Daniel

      Vereador PT

Documento publicado digitalmente por VEREADOR PROFESSOR DANIEL em 25/03/2022 às 17:25:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 17e0e32a8383753697689f1ee6fa599e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em http://legis.gramado.ecbsistemas.com/autenticidade, mediante código 30768.

HASH SHA256: 398d2443c5c12c713f5f2386b771d112ee473cc6ace36a99b335a350b4d4779a



Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
DANIEL FERNANDO KOEHLER:92158080000 às 25/03/2022 17:25:52